quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SIMPÓSIO DE TRÂNSITO SUCESSO ABSOLUTO

Ao agradecer a Deus e em nome do CINTEP- Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa a presença das autoridades do Sistema Nacional de Trânsito na abertura do I Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Segurança e Educação de Trânsito o professor Samuel Correia de Aragão, disse: Em 1971, quando viajei para fazer meu primeiro Curso de Transportes e Trânsito fora da Paraíba na Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM-Instituto Brasileiro de Administração Municipal no Rio de Janeiro, deixei meus filhos ainda pequenos no terraço de minha casa em Cruz das Armas, chorando nos braços de dona Zefinha minha esposa de saudosa memória. Com os olhos lacrimejando naquele dia, entre o choro dos meus filhos, de minha esposa e a emoção e saudade de um pai que partia para aprender trânsito num mundo desconhecido, eu iniciava uma história de estudos e pesquisas de trânsito de mais de 40 anos, que está sendo coroada hoje com a presença de tantas autoridades no Simpósio do Curso da Pós, que tenho a honra de coordenar.

         Em proporções e tempos diferentes, esse Curso de pós-graduação que é o sonho realizado de um ex-motorista de ônibus e ex-profissional de futebol, também me custou momentos de desânimo, sacrifícios e decepções. Mesmo depois de ter participado de tantos cursos na área de trânsito como: Psicologia I e II, Psicopedagogia, Professor Trânsito, Direção Defensiva e de cursar pós-graduação na Universidade Católica Dom Bosco de Mato Grosso do Sul e fazer um Curso de Direito Comparado Francês Brasileiro de Trânsito na Université Paris 1 Pantheon Sorbonne na França, passei quatorze anos batendo nas portas das Universidades, das Faculdades discutindo e pedindo para que fosse implantado um curso de Pós-Graduação em Segurança e Educação de Trânsito na Paraíba.

         Nesta noite engalanada, na presença de minha esposa Jacileide, Luana e Teresa, quando se realiza esse Seminário que teve a abertura feita pelo meu filho (um daqueles que ficaram chorando) hoje, professor Dr. Wilson Honorato Aragão Vice-Diretor do Centro de Educação da UFPB, vejo o Coronel Hamilton Cordeiro Vice-Presidente do Conselho Estadual de Trânsito e Secretário Adjunto da Segurança Pública da Paraíba, vejo o Coronel Wilde de Oliveira Monteiro, Comandante Geral da Policia Militar da Paraíba, vejo o Coronel Francisco de Assis Silva, Superintendente do DETRAN da Paraíba, Dr. Adalberto diretor de Transportes da STTrans, vejo o Engenheiro Nilton Pereira de Andrade PhD em Engenharia de Tráfego irmão de Jonas Andrade nome (em memória) da Turma do Pós-Graduação, o Coronel da PM José Estrela Uchoa aluno e represente da turma do pós-graduação, o Coronel da reserva da PM Williame, o Coronel Arnaldo Comandante da CPTRAN, o Major Everaldo e vários outros oficiais da Policia Militar, vejo o Coronel da Reserva do Exército Almiro Coronel, ainda, Beto Montenegro representante Nacional da Entidade dos Documentalista, vejo o professor de Legislação de Trânsito Advogado José Batista do Nascimento que viajou o Estado todo ao meu lado ensinando trânsito, vejo também Mauro Cezar antigo funcionário do DETRAN, João Eduardo e finalmente, vejo um auditório cheio com os 49 alunos do Curso de Pós-Graduação acompanhados de seus parentes e convidados, abrilhantando essa noite histórica para o sistema de trânsito da Paraíba. 

Muito obrigado Senhor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário