quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jovens apoiam iniciativa Rotarianos no Trânsito

Considero muito interessante o projeto sob a supervisão do Rotary Club, e estou fazendo o repasse das mensagens que recebo para meus amigos, jovens como eu. Tenho cerca de 1000 inscritos em minha caixa de endereços eletrônicos.

Vejo na iniciativa do Rotary Club um incentivo muito próprio e positivo junto aos jovens, passando-lhes idéias educativas e que objetivam na formação de caráter cívico e responsável, indicando a que tenham mais consciência sobre os perigos causados por indisciplinas no trânsito.

Com o trânsito das cidades cada vez mais lento e complicado, a vida em duas rodas vem se tornando uma alternativa atraente, porém arriscada. Dados do Detran mostram que o número de acidentes com motocicletas no Rio de Janeiro subiu de 83.755, em 2001, para 115.351, em 2010. Na mesma proporção em que cresce o número de motociclistas, aumenta também a imprudência, o desrespeito às leis de trânsito e, conseqüentemente, o número de acidentes e mortes.

Depois de serem atropeladas por um carro desgovernado, em Ponta Grossa, centro-sul do Paraná, três meninos morreram e outras dez pessoas ficaram feridas em estado grave. O motorista, embriagado, tentou fugir com os faróis do veículo desligados, depois de bater em outro carro na periferia da cidade. Durante a fuga, o carro atingiu um grupo de 13 pessoas que vinham da Igreja Adventista local. O motorista foi preso em seguida, mas os danos conseqüentes aumentaram as estatísticas que tanto nos assustam. Acidentes como esses acontecem todos os dias, mas a nossa intenção é fazer com que isso diminua. E essa é também a missão do Grupo Rotarianos no Trânsito.

Foi comprovado que, 100 pessoas morrem a cada dia. Por essa razão, vamos ficar mais atentos aos fatos e ser mais cautelosos e prudentes.

Sou aluno do Instituto Marcos Freitas em Duque de Caxias. Jovem ainda, com menos de 18 anos, não sou motorista. Mas futuramente ao me habilitar, com toda certeza, procurarei ser prudente, pois estou aprendendo muitas dicas e muitas informações que nem tinha idéia de que pudessem existir para melhorar meu modo de ser no trânsito, como por exemplo, não comprar carteira de motorista. Procurarei habilitar-me seguindo as leis, com todas as informações corretas e necessárias, e com o máximo de responsabilidade.

Estou aprendendo que devemos usufruir das vias públicas com o máximo de respeito, onde todos tem direitos e deveres; que a sinalização seja respeitada e os pedestres tenham sempre a preferência.

Vamos conviver com respeito mútuo, sem causar danos aos semelhantes e muito menos provocar qualquer tipo de acidentes com irreversíveis conseqüências.

Guilherme Cardoso Cunha Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário