segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rotarianos no trânsito no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Na foto o dedicado coordenador do grupo, rotariano Adílio Valadão acompanhado por Rafael Moreira, do RC RJ Rocha Miranda 
No Brasil, data reforça a necessidade de reduzir mortes em acidentes.

Cerca de 38 mil brasileiros perderam a vida no trânsito em 2008, dos quais 82% eram homens.
Uma média superior a 100 mortes por dia
Neste domingo, 21 de novembro, foi lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, data criada em outubro de 2005 pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) para estimular governos a realizar ações de mobilização em prol da redução de lesões e, especialmente, os óbitos provocados por acidentes. No Brasil, o Ministério da Saúde produziu peças publicitárias com o mote: “As vítimas do trânsito não podem ser esquecidas jamais”.

Os dados de mortalidade no Brasil reforçam a necessidade de prevenir acidentes. Somente em 2008, 38.273 brasileiros perderam a vida em acidentes de trânsito, dos quais 82% do sexo masculino.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 1,3 milhões de pessoas morrem anualmente no trânsito e que até 2030 esse número poderá subir para 2,4 milhões. Mais de 90% dos acidentes com vítimas fatais ocorrem em países de baixa e média renda, que concentram 48% da frota mundial de veículos. Os usuários mais vulneráveis são pedestres, motociclistas e ciclistas. Os dados mostram também que 44% dos países no mundo não têm políticas que estimulem o uso de transportes públicos.

Antônio J. C. da Cunha - Coordenador de Comunicação

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES DE TRÂNSITO

  • Não beba;
  • Respeite as placas de sinalização;
  • Não exceda os limites de velocidade. Eles representam segurança. Evitam acidentes e salvam vidas;
  • Olhe ao longe;
  • Mantenha os olhos em movimento;
  • Deixe sempre uma saída para si;
  • Assegure-se de que esteja sendo visto;
  • Confira visualmente os dois lados de um cruzamento, sempre;
  • Outras dicas:
  • Em caso de chuva, os pneus precisam drenar a água para as laterais e/ou empurrá-las para a frente. Se isso não acontecer, ocorrerá a aguaplanagem.
  • Evite, ao máximo, correções bruscas na direção do veículo.
  • Ao cedermos a passagem, para quem recebe será uma cortesia, mas para nós será uma garantia, um risco a menos.
  • Ao dirigir, nossa atenção deve estar voltada apenas para o trânsito. É assim que recebemos o máximo de informações visuais e auditivas.
  • Manter distância do veículo da frente é um diferencial. Fica claro que o motorista sabe gerenciar riscos.
  • No que diz respeito à segurança, há uma falha imperdoável no nosso Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu art. 40/IV com respeito a utilização da lanterna em situações de chuva, neblina ou cerração. Porque para chamar a atenção não basta acender a lanterna, que é muito fraca e não forma facho de luz. O farol baixo é sempre a melhor e mais segura iluminação.
  • Na velocidade de 80 Km/h, em 05 segundos 110 metros são percorridos. E são suficientes para que aconteça um acidente. Dirija com muita atenção para que haja o máximo de segurança.

    Colaboração da Auto Escola Vasconcelos:
    Companheiro João Vasconcelos – Rotary Club Duque de Caxias.Com a aproximação do período de férias, a exemplo dos anos anteriores, prevê-se o aumento do índice de acidentes de trânsito nas estradas. É pois super importante observar as normas de segurança no trânsito.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Trânsito: Perigo com fones de ouvido

Aproveitar o percurso de volta para casa para colocar em dia a conversa com os amigos, resolver problemas no trabalho ou mesmo ouvir música para relaxar. O hábito, cada vez mais comum entre motoristas, teve reflexo no aumento drástico do número de multas aplicadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) por dirigir utilizando telefone celular ou fone de ouvido. Até outubro deste ano, 33.786 motoristas foram autuados pela prática, 4.544 a mais que em todo o ano passado, o que representa um aumento de 15,5%. São, em média, mais de 116 autuações por dia, uma multa a cada 15 minutos.

    O militar aposentado Juaris Vieira, 50 anos, não abre mão do que ele chama de "uma das descobertas mais práticas que existem". Basta entrar no carro ou subir na moto para que o aparelho seja deslocado do pescoço em direção aos ouvidos, seja para ouvir música ou conversar. "É muito melhor e mais fácil do que ocupar um dos braços com o celular", relata. Para evitar multas, ele adquiriu um detetor de radar. "Evito ser punido pela velocidade e fico atento às blitze". São um aparelho celular e um rádio, com um fone de ouvido para cada.

    A praticidade, no entanto, além de ser uma infração média, acarreta quatro pontos na carteira e custar R$ 85,13, desvia a atenção do condutor do principal: o trânsito. "A grande preocupação que se tem é com a desatenção provocada tanto pelo diálogo ao telefone quanto pelas músicas", alerta o chefe da Fiscalização do Detran, Nelson Leite Júnior. A utilização de fones conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular é proibida pelo artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

por Cristina Sena

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DENATRAN promove o III Seminário de Educação e Segurança de Trânsito

O III Seminário DENATRAN de Educação e Segurança de Trânsito tem o objetivo de difundir conhecimentos e proporcionar a discussão sobre o tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. 

O evento será direcionado aos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Trânsito.

Esta 3ª edição do Seminário DENATRAN acontecerá nos dias 23 e 24 de Novembro, no Royal Brasilia Tulip Alvorada , em Brasilia-DF.

Programação:

Dia 23 de Novembro

08:00 hs – Credenciamento

09:00 hs – Abertura solene

10:00 hs – Mesa 1 – O impacto da violência no trânsito para a saúde pública

14:00 hs – Mesa 2 – A biomecânica das lesões de ocupantes de veículos – como e porque o cinto salva vidas de crianças e adultos

16:40 hs – Mesa 3 – a fiscalização dos dispositivos de retenção para crianças em veículos automotores na perspectiva da promoção da vida


Dia 24 de Novembro

08:30 hs – Mesa 4 – Aspectos histórico-culturais da sociedade contemporânea e a ação do sujeito no trânsito

14:00 hs – Mesa 5 – Estratégias de marketing para formação de comportamentos seguros no trânsito

16:40 hs – Mesa 6 – A transformação social no trânsito e o papel da educação

17:40 hs - Encerramento

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Projeto prevê sinal sonoro em todos os semáforos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7076/10, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que determina a instalação de equipamento que emita “sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência”, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas com deficiência visual.

A proposta altera a lei sobre promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida (10.098/00), que determina a instalação desse tipo de equipamento apenas "se a intensidade do fluxo de veículos e a periculosidade da via assim determinarem".


O deputado Marçal Filho destaca que o semáforo sonoro é um equipamento fundamental para o deslocamento de deficientes visuais nas cidades. "Defendo a instalação de semáforos sonoros em todos os municípios brasileiros, sem restrições", afirma.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Luiz Carlos André, coordenador da ONG Educar é um dos vencedores do XVIII Prêmio Volvo de Segurança

O paraibano de Santa Rita, Luiz Carlos André, é um dos vencedores do XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, cujo resultado foi divulgado no último dia 20 de setembro, em Curitiba-PR.

A disputa teve 254 trabalhos de 19 estados, inscritos nas categorias: Motoristas Profissionais, Transportadoras, Empresas, Cidades, Imprensa e Geral. Foram premiados 36 trabalhos, sendo seis vencedores nacionais, entre os quais Luiz Carlos, na categoria Motorista profissional.
A Empresa Volvo, dentro da mentalidade de responsabilidade social, tem uma trabalho sistemático de estímulo às ações de combate à violência no trânsito, através do “Programa Volvo de Segurança no Trânsito”.


Criado em 1987, esse é o maior concurso de educação para o trânsito promovido pela iniciativa privada no País e tem por 88objetivos chamar a atenção da sociedade para a dramática situação do trânsito brasileiro e incentivar, descobrir e dar conhecimento público às boas práticas de segurança nesta área, gerando um efeito multiplicador para ações similares.
Luiz Carlos André, 36 anos, é motorista de transportes coletivos a 15 anos e é atualmente gerente de tráfego da empresa Rodoviária Santa Rita, localizada na cidade de mesmo nome.

Preocupado com a violência no trânsito que assiste diariamente em seu trabalho, há 2 anos ele resolveu arregaçar as mangas e fundou a ONG “Educar para o Trânsito, Educar para a Vida – ETEV”, que vem realizando um trabalho de palestras e seminários utilizando vídeos e ilustrações, já tendo atingido nesse período mais de 5.000 pessoas, atuando sempre com base no voluntariado e com os meios que dispõe.
A cerimônia de premiação em data ainda a ser confirmada será em Curitiba-PR, onde Luiz Carlos cumprirá agenda de divulgação do trabalho e, na sequência o Paraibano irá à Suécia, Sede da Empresa Volvo, onde também estará divulgando seu trabalho, a Paraíba e o Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa, com www.volvo.com.br

Chegou a hora Paraíba vira o jogo

A eleição de Ricardo Coutinho para governar a Paraíba pelos próximos quatro anos, com mais de 1.070.000 votos, com uma votação que o credencia definitivamente para empreender as mudanças necessárias para implantar um novo modelo de gestão que profissionalize as ações administrativas e políticas do nosso Estado.

O titulo deste artigo, que foi cantado em jingles com o coração por milhões de militantes girassóis espalhados por todo o Estado, conclamam esta nova Paraíba a virar o jogo do atraso na gestão pública, na saúde, na segurança, na infra-estrutura, na habitação, na agricultura, entre outras áreas e especialmente na segurança e na educação de trânsito.

Acreditamos, pela pratica e pela história do governador eleito Ricardo Coutinho, que ele enfrentará com coragem e decisão os alarmantes índices de acidentes de trânsito na Paraíba.
A juventude que foi às ruas em defesa deste novo projeto merece este compromisso do seu líder maior, não adianta aos jovens ver seus sonhos realizados com a assunção de Ricardo ao posto maior de comandante do nosso Estado e deixar de sonhar morrendo ou sendo mutilados nas estradas deste mesmo Estado.

As obras estruturantes viárias realizadas por Ricardo Coutinho/Luciano Agra na gestão pública do município de João Pessoa, demonstram claramente esta determinação em encarar os problemas de frente visando sempre o futuro, com campanhas permanentes que levaram a nossa capital ao ranking daquelas em que a população já começa a respeitar a faixa dos pedestres.

Esperamos ver o novo governo encarando decisivamente a questão dos transportes alternativos, da fiscalização eficiente aos centros de formação de condutores, dos ciclomotores que infernizam o trânsito em todo o Estado, do combate a corrupção nos órgãos governamentais e no combate aos corruptores, da qualidade do atendimento ao cidadão, da evasão de receitas pela fiscalização ineficaz, da aplicação correta e eficiente do dinheiro público na área fim dos órgãos executivos de trânsito sem desvios, da priorização da Educação de Trânsito e da autonomia financeira e tecnológica ao Departamento de Trânsito da Paraíba, entre outras ações emergentes para uma Educação continuada voltada a um trânsito mais seguro.

Cada governo que passou fez ou tentou fazer a sua parte em prol da diminuição da violência no trânsito, mas o que precisamos verdadeiramente é anotar as estatísticas deste final de 2010 e compará-la com os números do final de 2014, e ai sim saberemos o resultado das ações implementadas e poderemos dizer para as famílias paraibanas que deixarão de perder seus filhos no trânsito: Foi Ricardo que fez.

Por enquanto: deixa o mago trabalhar...